Os educandos que não respondem de forma esperada a estes estímulos, e que não apresentam deficiências, são consideradas ou rotuladas de alunos com “dificuldade de aprendizagem”.
As Dificuldades de Aprendizagem
A Dificuldade de Aprendizagem, especialmente nas séries iniciais, tem sido um campo fértil para pesquisas e estudos, entretanto não existe um consenso sobre esta problemática tão comum nas salas de aula, e menos ainda um consenso sobre qual a forma de lidar com as crianças com dificuldades de aprendizagem.
A aprendizagem e as dificuldades são inerentes ao processo de desenvolvimento, porém, quando a existência das dificuldades impede ou dificulta o desenvolvimento, outros problemas vão surgindo.
O aluno, ao perceber que tem dificuldades em sua aprendizagem, muitas vezes começa a apresentar desinteresse, irresponsabilidade, agressividade, hiperatividade; baixo nível de atenção; dificuldade para seguir instruções; imaturidade social; dificuldade com a conversação; inflexibilidade; fraco planejamento e habilidades organizacionais; distração; falta de destreza, falta de controle dos impulsos, etc.
A dificuldade acarreta sofrimentos e nenhum aluno apresenta baixo rendimento por vontade própria, cabendo ao professor identificar as dificuldades do aluno buscando formas de auxiliá-lo.
O Papel do Professor
O professor tem um papel fundamental na construção do processo de aprendizagem dos alunos, e sua função ganha ainda maior ênfase quando se trata da educação infantil e das séries iniciais, pois nesse período é através do vinculo aluno-professor que se dá a aprendizagem, que acontece especialmente no campo emocional.
É através do olhar atento do professor, enquanto mediador do processo formal de ensino-aprendizagem, que se perceberá a evolução do processo de construção do conhecimento do aluno ou as dificuldades geradas por ele, identificando os problemas que possam se apresentar, através de uma investigação minuciosa de como cada criança se apropria do conhecimento, procurando descobrir as potencialidades e limitações, habilidades e fraquezas de cada criança sob todos os aspectos que envolvem este intrincado processo, que é o do aprendizado.
Ensinar crianças com dificuldades de aprendizado é um dos grandes desafios do professor e também uma das experiências mais gratificantes quando se logra êxito.
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