APRESENTA



APRESENTAÇÕES

Dicas sobre preparação de slides digitais

Um dos critérios essenciais para sucesso na faculdade e na profissão é a apresentação das idéias  de forma clara, concisa e brilhante. Fazer apresentações usando slides digitais é uma arte que requer um pouco de prática mas não é muito difícil.

Sobre o conteúdo

• Faça um planejamento (rascunho em folha de papel) e comece a prepará-los.

• Pense muito bem sobre quem é o público alvo da sua apresentação e direcione o conteúdo para
este público.

• Lembre-se que seus colegas não sabem quase nada sobre o tema e que você está entrando em
contato com ele há pouco tempo.

Sobre a forma

1. Calcule 1 minuto por slide. Apresentações mais curtas (15 segundos por slide, apresentações mais longas 90 segundos),.

2. Ensaie a apresentação e cronometre para saber se você está dentro do tempo.

3. Tenha sempre em mente que nem sempre você terá a oportunidade de realizar a sua apresentação num ambiente muito favorável. Muitas coisas poderão prejudicar a visibilidade dos slides: projetor de má qualidade, projetor inadequado para o computador, ruídos no ambiente, problemas com o pendrive etc. Assim, é importantíssimo que os seus slides sejam otimizados para o pior caso e não para o caso ideal.

4. Sempre use um tamanho de fonte o maior possível. De preferência, entre 20 e 28 para o texto e entre 32 e 46 para os títulos

5. Cuidado ao escolher a cor e o padrão de fundo dos slides. Escolha um fundo claro com texto na cor preta.

6. Slides com frases longas ou texto corrido tendem a fazer com você o leia por inteiro e isso é muito entediante. Se o apresentador simplesmente ler os slides, o público dorme. Se o apresentador não ler o texto do slide e o slide contiver muito texto, o público fica confuso. Portanto, use frases bem curtas ou apenas itens

7. Em geral, os slides não devem conter texto corrido devem conter itens, não frases. Seu slide deve se parecer mais com poesia do que com prosa.

8 - Grave a sua apresentação em pelo menos uma versão mais antiga que a sua, pois nem sempre os computadores terão a última versão do programa onde o seu slide foi feito.9. Ao colocar uma afirmação no slide  sempre cite a fonte. Coloque a fonte de onde extraiu a informação no canto inferior direito do slide e sempre em fonte menor do que o texto.

10. Se o slide tem poucas linhas, coloque-as com espaçamento uniforme no slide, i.e., não as coloque todas apertadas no topo do slide.

11. Se você incluir figuras, não se esqueça de seguir as mesmas regras do tamanho da fonte para o texto que aparece dentro da figura. Além disso, use todo o espaço disponível para fazer com que a figura fique o maior possível sem comprometer a harmonia do slide e do texto.

12. Não deixe o texto se misturar com a figura a ponto de impedir a leitura.

13. Evite usar muitas animações e efeitos. Em geral, efeitos só atrapalham. Animações devem ser usadas quando elas tem algo a acrescentar, não devem ser usadas só porque são bonitinhas.

14. Coloque numeração nos slides. Assim, um espectador pode falar: "Você pode voltar ao slide

17, por favor?" Nos programas de apresentação de slides, você pode pular diretamente para um slide digitando o número do slide e <Enter>.

15. Não se esqueça de corrigir ortograficamente o texto para não dar vexame. Se você verificar um erro ortográfico, não finja que não viu. Aponte-o, corrija-o verbalmente (se souber como escrever corretamente) e peça desculpas para o público.

16. Não tente espremer muito conteúdo em um único slide. Vários slides breves são muito mais agradáveis do que um slide longo.

17. Se o seu slide tem um diagrama complexo, código-fonte ou muitos itens, vale a pena apontar para o pedaço do slide sobre o qual você está falando. A melhor forma de fazer isso, é apontar com o dedo diretamente para a tela, praticamente encostando o dedo na tela. Outra forma interessante é usando um apontador laser. Em alguns casos, você pode colocar o seu dedo na frente do projetor de forma que a sombra da sua mão aponte para o local correto do slide. Usar o mouse não é tão bom mas pode ser usado em último  caso. A forma menos eficaz (e muitíssimo utilizada por pessoas com pouca experiência em apresentações) é apontar para a tela com o seu dedo a metros de distância dela; neste caso, só você saberá para onde está apontando.

18. Seja simples, evite usar muitas animações. Não use  recursos multimídia (sons e vídeos) na apresentação.Se quiser apresentar um trecho de um filme ou uma música use outro programa. Monte sua apresentação para que o filme ou o som sejam a ilustração (exemplificação) de tudo que foi apresentado na mesma. Nunca exiba um filme de uma pessoa falando sobre tudo o que foi apresentado, afinal de contas a apresentação é do grupo ou da pessoa filmada?

O QUE VOCÊ NÃO DEVE  FAZER:
DICAS PARA UMA PÉSSIMA APRESENTAÇÃO 
Se você quiser tirar uma nota baixa ou até mesmo nula na sua apresentação siga os seguintes passos:

1. Não saiba do que está falando. Não se reúna com seu grupo e fique sabendo o que vai ser
exibido apenas no dia da apresentação.

2. Não se prepare para a apresentação. Não saiba que parte você vai falar.

3. Leia os slides como se eles fossem uma gigantesca cola, da qual você apenas lê, sem nem ao menos acrescentar comentários. Se quiser piorar, use um tom de voz monótono. Gagueje e, ocasionalmente, repita sempre as mesmas frases.

4. Use blocos enormes de texto, com a menor fonte que conseguir.
5. Use todos os recursos sonoros e de animação que você aprendeu na semana passada. Faça com que cada título e frase surja de uma direção diferente, preferencialmente letra por letra.

6. Aguarde a mensagem se completar na tela, olhando para ela (e jamais para o público) antes de prosseguir sua explicação.

7. No que diz respeito ao estilo visual, seja 8 ou 80: ou use o árido estilo default, com letras pretas
sobre fundo branco, ou procure o estilo mais chamativo que encontrar, formando um imenso
carnaval mexicano na tela.

8. Coloque ilustrações engraçadinhas e não relacionadas ao tema da apresentação, mal cortadas ou
mal redimensionadas, sem casar com as cores e formato do slide.

9. Use recursos multimídia. Tente sincronizar com um vídeo ou uma música de fundo. Ao
perceber que não deu certo, interrompa e recomece a apresentação e o áudio. Se possível, faça com que o áudio seja ouvido apenas por quem está sentado nas 3 primeiras filas, e faça referências constantes a ele em suas explicações.

10. Não prepare nem ensaie a seqüência certa de slides. Fique pulando alguns e depois retornando
a outros, constantemente. De forma alguma permita que o público tenha uma idéia de continuidade, ou de quantos slides faltam para a conclusão. Não informe a duração da apresentação no primeiro slide, e deixe claro que os slides foram copiados e colados de outras apresentações com mais de 5 anos de idade.

11. Cometa erros de ortografia, gramática e conceituação. Preferencialmente nos títulos. Erre seu email e telefone de contato.

12. Copie o seu arquivo de apresentação para um disquete (ou outra mídia ainda menos confiável)
sem levar junto outros arquivos de multimídia, relatórios ou mesmo fontes referenciadas pela apresentação. Não faça nenhum ensaio no ambiente real da apresentação, e perceba a ausência dos arquivos apenas no momento da verdade. Interrompa a apresentação por alguns minutos para tentar descobrir por que o vídeo que deveria estar ali não está, ou por que os títulos estão todos em fonte Dingbats. Coloque a culpa no técnico do auditório, e perca a seqüência do que você queria dizer.

13. Jamais leve uma segunda cópia da sua apresentação.  Use a mídia mais vagabunda que encontrar: um CD-RW que veio de brinde com o seu gravador em 2002, um pen drive que pegou chuva… Se levar seu próprio  notebook para o auditório, deixe para conectá-lo apenas no momento do início da sua apresentação, e só aí descubra que a saída de vídeo dele não é do mesmo padrão que o projetor. Paralise tudo por 10 minutos e perca 10 pontos.

FONTES:
http://www.efetividade.net/2006/06/24/10-dicas-como-nao-fazer-uma-excelente-apresentacao/
http://www.ime.usp.br/~kon/ResearchStudents/dicasSlides.html
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/02/17/dicas-para-melhorar-sua-apresentacao-de-slides/
Professor: Alexsander H.M.O. de Brito

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário