Para você saber como estudar adequadamente, primeiro deve saber algo muito importante:
Quais as principais diferenças entre Ensino Médio e Faculdade?
Quando você sai do ensino médio, cheio de expectativas para entrar na faculdade, você nem imagina o quão diferente sua vida vai se tornar e o quão diferente seus hábitos de estudo precisarão ser.Baseando-me em minhas (André Gazola) experiências no universitárias e também nesta tabela da Universidade de Murray, fiz uma tabela comparativa entre o Ensino Médio e a Faculdade no Brasil. Espero com ela ajudar muitos estudantes a se adaptarem mais fácil e rapidamente aos seus cursos universitários.
Fique à vontade para relatar suas próprias experiências em seu curso superior.
Liberdade Pessoal
…no Ensino Médio | …na Faculdade |
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É obrigatório e grátis (a não ser que você escolha outras opções) | É opcional e custa caro |
Você precisa de permissão para participar de atividades extracurriculares | Você mesmo deve decidir quando participar de atividades extracurriculares |
Seu tempo é organizado por outras pessoas (pais e/ou professores) | Você organiza seu tempo |
Você só precisa de dinheiro para compras ou eventos especiais | Você precisa de dinheiro para qualquer necessidade básica |
Você pode depender de seus pais e professores para lembrá-lo de suas responsabilidades e definir prioridades | Você terá que encarar muitas decisões morais e éticas com as quais você nunca se deparou. Você mesmo precisa cuidar de suas responsabilidades e definir suas prioridades |
Qualquer correspondência é enviada a seus pais. Eles lêem e falam pra você o que for necessário saber | Toda correspondência será enviada para você. Você deve ler tudo que lhe for enviado e será responsável por esse conteúdo |
Princípio Guia: Você será avisado sobre suas responsabilidades e corrigido se seu comportamento não estiver de acordo | Princípio Guia: Você é responsável pelo que faz ou deixa de fazer, assim como pelas conseqüências de suas decisões |
Aulas
…no Ensino Médio | …na Faculdade |
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Todos os dias você tem uma disciplina após outra, em seqüência | Geralmente você tem algumas horas entre uma aula e outra. Elas podem variar nos dias da semana, conforme o número de disciplinas que você cursar |
Você gasta 5 ou 6 horas por dia, cerca de 30 horas por semana na escola | Você gasta em média 12 a 16 horas semanais na universidade |
O ano escolar tem 36 semanas em média | O ano acadêmico é dividido em dois semestres de 16 a 18 semanas |
Professores atendem às dúvidas de forma particular | Alguns professores podem não prestar atendimento formalmente (a maioria presta), mas todos gostam de saber quais os problemas que os alunos estão enfrentando |
A turma, normalmente, não tem mais que 35 alunos | Algumas turmas podem ter de 75 a 100 alunos |
Os livros de estudo são grátis ou têm um preço relativamente baixo | Dependendo do seu curso, os livros de cada semestre podem custar até R$800,00. Geralmente a biblioteca da universidade possui alguns exemplares |
Você não precisa saber quais são os conhecimentos básicos necessários para formar-se, antes de aprendê-los | Os requerimentos da graduação são complexos e mudam muito de curso para curso. Sempre tenha com você a grade curricular do seu curso e informe-se sobre as atividades curriculares que são obrigatórias em sua formação. No curso de Letras da minha faculdade, por exemplo, são necessárias 200 horas complementares em cursos ou atividades extra curriculares |
Professores
…no Ensino Médio | …na Faculdade |
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Professores olham se você fez o tema de casa | Professores podem não cobrar suas lições de casa, mas assumem que você pode lidar com aquelas questões nas provas |
Professores lembram você sobre trabalhos incompletos | Professores não lembram você sobre trabalhos incompletos |
Professores chegam até você se perceberem que está precisando de ajuda | Professores são, geralmente, abertos e prestativos, mas esperam que você mesmo chegue com suas dúvidas |
Professores estão disponíveis antes, durante e depois das aulas | Professores esperam que você respeite suas agendas |
Professores foram treinados com metodologias de ensino que incentivam você em todas áreas do conhecimento | Professores são especialistas em suas áreas |
Professores lhe fornecem o conteúdo caso você tenha faltado alguma aula | Professores assumem que você não falta aulas. E se faltar, que esteja com a matéria em dia, pegando com algum colega |
Professores apresentam material extra para ajudar você a entender o material do livro de estudos | Professores podem não seguir o livro de estudos. Ao invés disso, eles fornecem ilustrações, informações complementares e discutem sobre o tópico que está sendo estudado. Além disso, eles esperam que você mesmo relate o que o livro de estudos traz |
Professores quase sempre escrevem no quadro e você deve copiar tudo no caderno | Professores explicam ou lêem sem parar, esperando que você identifique os pontos importantes em suas anotações. Quando eles escreverem no quadro, geralmente é para ampliar o assunto e não para resumi-lo |
Professores transmitem conhecimento e fatos, às vezes fazendo conexões diretas e guiando você pelo raciocínio | Professores esperam que você pense e desenvolva um raciocínio sobre a síntese dos tópicos, que muitas vezes parecem não ter ligação entre si |
Professores relembram você sobre datas e o que mais for necessário | Professores querem que você leia, guarde e consulte o programa da disciplina, dado no primeiro dia de aula. Esse cronograma diz exatamente o que é esperado de você, as datas das principais avaliações e como elas vão ser |
Estudando
…no Ensino Médio | …na Faculdade |
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Você pode estudar fora da aula cerca de 2 horas por semana ou menos e, geralmente, será uma preparação em cima da hora | Você precisa estudar ao menos 2 ou 3 horas para cada 1 hora de aula que você tiver |
Você precisa ler ou ouvir o material apenas uma vez para aprender tudo que precisa | Você precisa revisar seu material e suas anotações regularmente |
Você tem pouca coisa para ler e essas leituras geralmente são retomadas em aula | Você tem uma quantidade enorme de leitura e nem sempre esse conteúdo é retomado em aula |
Princípio Guia: Você será informado em aula sobre o que você precisa aprender lendo fora da escola | Princípio Guia: Cabe a você ler e entender todo o material disponibilizado. As leituras seguintes assumem que você leu e entendeu as anteriores |
Provas
…no Ensino Médio | …na Faculdade |
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As provas são freqüentes e cobrem uma pequena quantidade de conteúdo | Há poucas provas e o conteúdo é cumulativo, cobrindo uma grande quantidade de material. Você, e não o professor, precisa organizar esse material para a prova. Algumas disciplinas podem ter apenas 1 prova por semestre, ou ainda não ter nenhuma |
Geralmente há provas de recuperação de nota | Provas de recuperação são raras e se houver, você precisa requisitá-las |
Os professores podem reorganizar datas de provas para não haver conflitos com outros eventos da escola ou provas de outras disciplinas | Professores não se importam com as atividades de outras disciplinas |
Professores geralmente fazem aulas de revisão, apontando os conceitos mais importantes | Geralmente não há aulas de revisão. Se houver, o professor espera que você seja um participante ativo e que venha preparado com perguntas |
Tirar 10 significa que você possui a habilidade de reproduzir o conteúdo da mesma forma em que lhe foi apresentado ou resolver tipos de problemas que lhe foram mostrados como resolver | Tirar 10 significa aplicar o que você aprendeu a novas situações ou resolver novos tipos de problemas |
Notas
…no Ensino Médio | …na Faculdade |
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Notas são dadas para todos os tipos de trabalhos | Nem todos os trabalhos valem nota (a maioria, por sinal, não vale) |
Fazer lições de casa regularmente pode ajudar a aumentar suas notas, caso estejam baixas | Notas de provas ou trabalhos robustos são, geralmente, os únicos fatores que influenciam na nota final |
Quase sempre há trabalhos extras que você pode fazer para aumentar sua nota | Trabalhos extras não podem ser usados para aumentar sua nota |
As primeiras provas, especialmente por serem de pouca importância, podem não influenciar muito em sua nota final | Tome muito cuidado com suas primeiras provas. Elas servem geralmente para lhe “acordar” e para você saber o que esperar das próximas. Porém, ao mesmo tempo, podem ter grande influência em sua nota final |
Princípio Guia: “O esforço conta.” Você é recompensado pelo seu esforço como estudante | Princípio Guia: “O resultado conta.” Ser um “estudante esforçado” pode contar na hora de deixar o professor feliz em ajudá-lo a alcançar bons resultados. Só que o esforço não substitui os resultados |
10 exercícios para aumentar sua capacidade de concentração
A concentração é uma habilidade essencial para praticamente qualquer
atividade do ser humano. No entanto, muitas pessoas reclamam que não
conseguem focar-se durante muito tempo em determinada tarefa sem que seu
pensamento seja desviado contra a vontade. O que muitos não sabem,
contudo, é que a capacidade de concentração pode ser exercitada.
Como enxadrista, por um longo tempo tive esse tipo de problema durante as competições. Perdia o foco de minhas partidas e acabava vendo isso refletido nos resultados das competições.…
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Como enxadrista, por um longo tempo tive esse tipo de problema durante as competições. Perdia o foco de minhas partidas e acabava vendo isso refletido nos resultados das competições.…
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Como ir bem na faculdade? Estudo e organização do aluno nota 10
A vida na universidade pode tornar-se um grande problema para um
estudante que não conseguir equilibrar seus estudos, sua vida social e,
muitas vezes, um trabalho. As dicas a seguir vão ajudá-lo a lidar melhor com os desafios que representam o ingresso no ensino superior.…
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Como fazer uma síntese
Fazer uma síntese é um dos tipos de trabalho mais solicitados em
escolas e faculdades. Uma síntese nada mais é do que o resumo de um
texto, filme, livro, documentário, palestra, ou qualquer outro tipo de
informação que foi apresentada de forma extensiva.
Para escrever uma síntese existem alguns passos muito importantes que devem ser seguidos com objetivo de destacar as informações principais daquele material sem que a coerência do todo fique perdida.
Síntese e resumo são a mesma coisa. Aqui no blog já está publicado um texto intitulado Como fazer um resumo.…
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Para escrever uma síntese existem alguns passos muito importantes que devem ser seguidos com objetivo de destacar as informações principais daquele material sem que a coerência do todo fique perdida.
Síntese e resumo são a mesma coisa. Aqui no blog já está publicado um texto intitulado Como fazer um resumo.…
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Curso para melhorar a escrita
Cada vez mais a escrita é uma ferramenta essencial na vida
profissional de qualquer pessoa. Seja você de qualquer área, sempre será
necessário escrever relatórios, orçamentos, análises de mercado,
artigos científicos ou de opinião, ou ainda um simples e-mail para o
chefe.
Aqui no Lendo.org existem vários artigos publicados que podem ajudar você a melhorar sua escrita, entre eles:
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Aqui no Lendo.org existem vários artigos publicados que podem ajudar você a melhorar sua escrita, entre eles:
- 27 dicas para escrever bem
- 15 Exercícios para Melhorar sua Escrita
- As 4 qualidades essenciais de um texto
- Como escrever argumentos fortes
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Como fazer um pré-projeto de letras
O pré-projeto, como o próprio nome diz, antecede o projeto, no caso, o
pré-projeto de letras antecede o projeto do trabalho de conclusão do
curso de letras. Nele deve estar exposto, de forma simples e clara, como
será desenvolvido o seu projeto de pesquisa, que resultará no seu
trabalho de conclusão. É comum os alunos ficarem apavorados na hora de
elaborar esses documentos, porém, depois de bem entendido do que se
trata e de ter organizados todos os dados, elaborar o pré-projeto é
relativamente simples.…
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Como fazer um relatório
Como um trabalho muito solicitado em universidades, principalmente
para alunos de estágio, o relatório é um tipo de texto que deve
informar, de modo ordenado, todos os acontecimentos dentro de um
determinado período de tempo. No texto a seguir você vai aprender como fazer um relatório.
Existem basicamente dois tipos de relatórios, o acadêmico e o profissional, os dois obedecem normas e possuem o mesmo objetivo final: relatar o desenvolvimento de um trabalho ou de uma pesquisa, informando e quantificando os seus resultados de forma clara e pormenorizada.…
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Existem basicamente dois tipos de relatórios, o acadêmico e o profissional, os dois obedecem normas e possuem o mesmo objetivo final: relatar o desenvolvimento de um trabalho ou de uma pesquisa, informando e quantificando os seus resultados de forma clara e pormenorizada.…
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Como fazer um trabalho de faculdade
Os trabalhos de faculdade, ou trabalhos acadêmicos, são uma das
maiores preocupações dos alunos universitários, que se vêm às voltas com
esses trabalhos desde os primeiros semestres e que têm como objetivo de
apresentar, resumir, difundir, demonstrar ou contestar conhecimento,
verificando a maturidade teórica dos alunos, com relação a determinado
tema. O objetivo é que, com a prática, os trabalhos acadêmicos se tornem
um aprendizado de qualidade, um instrumento que priorize a pesquisa, o
estudo, a reflexão, auxiliando na formação de bons profissionais.…
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Como fazer um artigo de opinião
Existiu um tempo em que escrever artigos era um assunto restrito a
escritores, jornalistas e universitários em fase de conclusão de seus
cursos. Contudo, atualmente todos nós somos convidados a expressar
nossas opiniões sobre assuntos polêmicos que são amplamente divulgados
por meio de diversas mídias. Os artigos de opinião são um recurso usado
largamente na internet, jornais e revistas. Nesse texto, você vai ler
algumas dicas básicas que podem lhe auxiliar a escrever seu artigo de
opinião e convencer um maior número de pessoas sobre seu ponto de
vista.…
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Como escrever um artigo acadêmico
Ao longo do curso de Letras e de muitos outros cursos universitários,
são solicitados textos de um formato bastante específico, nos quais o
aluno deve elaborar e defender uma ideia sobre determinado assunto
analisando diversas facetas envolvidas e pesquisando na literatura já
existente sobre o tema.
É o temido artigo acadêmico.
Por ser um tipo de texto bastante diferente do que somos apresentados na escola, muitos acabam entrando em pânico na primeira vez que precisam escrevê-lo, o que tem levado a trabalhos finais pobres, de estrutura fragmentada, com sintaxe horripilante e com pouca ou nenhuma argumentação sólida.…
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É o temido artigo acadêmico.
Por ser um tipo de texto bastante diferente do que somos apresentados na escola, muitos acabam entrando em pânico na primeira vez que precisam escrevê-lo, o que tem levado a trabalhos finais pobres, de estrutura fragmentada, com sintaxe horripilante e com pouca ou nenhuma argumentação sólida.…
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Como estudar e trabalhar ao mesmo tempo
Você acaba de encontrar uma grande oportunidade: pode trabalhar em
uma empresa e ir à faculdade para graduar-se em sua área de interesse.
Porém, logo surge um grande problema: como conciliar o tempo para
conseguir realizar todas essas atividades?
Eis aqui alguns conselhos para estudantes trabalhadores como eu, que precisam fazer muitas acrobacias, encontrando tempo para lidar com a correria desse alucinado e interessante estilo de vida.…
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Eis aqui alguns conselhos para estudantes trabalhadores como eu, que precisam fazer muitas acrobacias, encontrando tempo para lidar com a correria desse alucinado e interessante estilo de vida.…
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RESPEITE SEU ESTILO DE APRENDIZAGEM
Os estilos de aprendizagem, muito discutidos na PNL (Programação Neurolingüística, que é estudada na área de Neurolingüística).
Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas:
- Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações;
- Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e;
- Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.
Cada indivíduo, em regra, tem predominância em um destes (predominância, e não totalidade). Conhecer-se para saber qual o estilo predominante auxiliará e muito nos estudos, inclusive de concursos públicos.
E como saber qual é o seu estilo?
Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas:
- Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações;
- Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e;
- Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.
Cada indivíduo, em regra, tem predominância em um destes (predominância, e não totalidade). Conhecer-se para saber qual o estilo predominante auxiliará e muito nos estudos, inclusive de concursos públicos.
E como saber qual é o seu estilo?
Agora, possivelmente a
identificação do estilo utilizado em maior grau já ocorreu. Mas há
também outros meios complementares de reconhecimento, seja através de
questionários específicos, grupos de palavras
repetidamente
ditas etc. Um exemplo seria nas pessoas que falam: Tá vendo? , Isto é
cristalino em minhamente etc. Mas a intenção não é
discorrer sobre a teoria, então vamos adiante.Agora, relatamos dicas de
estudo, inclusive as que utilizo, e espero que os auxilie:
Para os visuais:
- Procure recursos visuais sobre
as matérias estudadas (exemplo: vídeo-aulas);- Tente fazer resumos
usando anotações, tabelas, esquemas, desenhos, fluxogramas, gráficos e
outros
recursos parecidos;
-
Utilize-se das dicas anteriores, colocando-as nos mais diversos lugares
(porta do quarto, armário do seu computador etc., para que, sempre que
passar pelo lugar, possa dar mais uma olhada;
-
Visualize os gestos do professor, o modo como ele ensina (na hora de
lembrar sobre determinado assunto, você poderá visualizar o modo como
foi passada a informação;
- Tente construir imagens mentais sobre o que estiver estudando;
- Dê importância às leituras, principalmente às que contêm esquemas e resumos gráficos.
Para os auditivos:
- Procure gravar as aulas, palestras, seminários;
- Escute as gravações periodicamente;
- Faça resumos e grave-os para que você possa escutar o que escreveu;
-
Procure escutar as gravações, logo assim que acordar ou antes de dormir
(é uma técnica que funciona, pois a mente está desobstruída de
problemas ou já está se preparando para o sono);
- Escute mais as aulas e tente escrever pouco para ter mais atenção , usando a dica geral,
preferencialmente;
- Leia os textos em voz alta;
- Fique atento a tudo o que é falado em aula;
- Converse com os amigos sobre os conteúdos.
Para os cinestésicos:
-
Procure professores que ministrem aulas dinamicamente, com alternações
de voz, que façam movimentos com os braços, andam para lá e para cá,
escrevem no quadro, enfim, tudo o que tenha relação com
movimento, alternância;
- Procure estudar lendo em voz alta e caminhando pelo local de estudo;
-
Faça experiências práticas sobre o assunto, pesquisas, exercícios,
atividades em laboratório (exemplo seria para a matéria de Informática)
etc.;
- Procure estudar mudando de posição de vez em quando;
- Escreva, fale, leia e faça gestos que achar que representem melhor as informações estudadas.
As
dicas acima são válidas independentemente do estilo predominante, já
que o ideal é que saibamos utilizar os 03 de maneira equilibrada (e isso
é possível, basta treinarmos e muito até que as 03 formas de percepção
estejam bem apuradas, lapidadas). Não as utilizamos equilibradamente por
força de variáveis ambientais que nos moldam, que fazem-nos adaptar às
situações do dia-a-dia.
Finalizando, uma dica especial para todos (parece óbvio, mas muitos não a realizam):
Procure ler a matéria com antecedência! Isto os ajudará a manter os canais (meios de percepção) sempre atentos e disponíveis para melhor
absorção dos conhecimentos. Por exemplo, o auditivo deve estudar a
matéria com antecedência para que, na hora da aula, fique disponível
para escutar tudo o que o professor passa, sem se preocupar muito com
anotações. Além disso, será o segundo contato com a matéria, em vez de
ser o primeiro.Bom proveito com as dicas, aguarde as próximas matérias e
sucesso em suas jornadas.
Você pode querer saber mais sobre seu estilo próprio de aprendizagem. Seu estilo de aprendizagem é a maneira que você prefere aprender. Ele não tem nada a ver com o quão inteligente você é ou quais são as habilidades que você desenvolveu. Tem a ver com a forma como o seu cérebro funciona de forma mais eficiente de apreender novas informações. Seu estilo de aprendizagem tem estado com você desde que você nasceu.
Não há tal coisa como um estilo de aprendizagem ser “bom” ou ser “ruim”. O sucesso vem com muitos estilos de aprendizagem diferentes. Não há uma abordagem “direita” de aprendizagem. Todos nós temos nossa própria maneira particular de aprender. O importante é estar ciente da natureza do seu estilo de aprendizagem. Se você entende de como o seu cérebro aprende melhor, você terá maior chance de estudar de uma forma produtiva.
Para você começar a pensar em seu estilo de aprendizagem, pense sobre a maneira pela qual você se lembra de um número de telefone. Você vê, no olho da sua mente, como se olhasse para o telefone? Ou você pode “ver” o número em que pedaço de papel, imaginando-o exatamente como você o escreveu? Você pode ser um aprendiz Visual. Ou, talvez você possa “ouvir” o número da mesma forma como se ouvisse alguém recitá-lo para você. Neste caso, você pode ser um aprendiz auditivo. Se você “deixar seus dedos fazerem a caminhada” no telefone, ou seja, seus dedos discarem o número sem olhar para o telefone, você pode ser um aprendiz Tátil / Cinestésico (sensível ao movimento).
Esta forma de olhar para o estilo de aprendizagem utiliza os diferentes canais de percepção (ver, ouvir, tocar / mover) como seu modelo. Esta é uma visão um pouco simplista de um assunto muito complicado (o cérebro humano). No entanto, olhando de um ponto de vista perceptivo para estilo de aprendizagem é uma forma útil para começar.
Você pode começar a gravação das palestras para que você não se preocupar em perder informações importantes. Você pode optar por desenhar diagramas que ilustram as ideias que estão sendo apresentadas. Você pode ir para o computador e encontrar um vídeo para ajudar a fornecer algumas informações adicionais. O que você está fazendo é desenvolver estratégias de aprendizagem que trabalham para você porque elas são baseadas em seu conhecimento do seu próprio estilo de aprendizagem.
Uma descrição dos Quatro Estilos de Aprendizagem e estratégias de aprendizagem.
Estratégias de aprendizagem para o aluno Visual / Verbal:
Para ajudar recordar-se, fazer uso de “código de cores” quando se estuda novas informações em livro-texto ou notas. Usando canetas marca-texto, destacar diferentes tipos de informação em cores contrastantes.
Escrever frases e frases que resumem as principais informações obtidas a partir do seu livro e aula.
Faça fichários de palavras e conceitos que precisam ser memorizados. Use canetas marca-texto para enfatizar postos-chave sobre os cartões. Limitar a quantidade de informações por cartão assim que sua mente puder formar uma “imagem” mental da informação.
Ao apreender as informações apresentadas em diagramas ou ilustrações, escrever explicações para o que foi aprendido.
Ao aprender matemática ou informações técnicas, escrever em frases e frases-chave de sua compreensão do material. Quando um problema envolve uma sequência de passos, escrever em detalhes como fazer cada etapa.
Fazer uso de processamento de texto de computador. Copiar as principais informações das suas notas e livros didáticos em um computador. Use as impressões para revisão visual.
Antes de um exame, faça você mesmo lembretes visuais de informações que devem ser memorizadas. Ao fazê-los observar que contenham palavras-chave e conceitos e também colocá-los em locais de grande visibilidade – em seu espelho, notebook, painel do carro, etc.
Estratégias de aprendizagem para o aluno Visual / não-verbal:
Faça fichários de informações-chave que precisam ser memorizadas.
Desenhar símbolos e imagens sobre os cartões para facilitar relembrar.
Use canetas marca-texto para destacar as palavras-chave e imagens sobre os fichários. Limitar a quantidade de informações por cartão, assim que sua mente puder tirar uma foto “mental” da informação.
Marcar as margens do seu livro com palavras-chave, símbolos e diagramas que o ajudam a lembrar do texto. Use canetas marca-texto de cores contrastantes com “código de cor” para cada informação.
Ao aprender matemática ou informações técnicas, fazer gráficos para organizar a informação. Quando um problema matemático envolve uma sequência de passos, desenhar uma série de caixas, cada uma contendo o número apropriado de informações em dada sequência.
Use papel quadriculado grande praça para ajudar a criar gráficos e diagramas que ilustram os conceitos-chave.
Use o computador para ajudar na organização de material que precisa ser memorizado. Usando processamento de texto, criar tabelas e gráficos com gráficos que ajudam a compreender e reter o material do curso. Use planilha e software de banco de dados para organizar material que precisa ser aprendido.
Tanto quanto possível, traduzir as palavras e ideias em símbolos, imagens e diagramas.
Estratégias para o Aprendiz Tátil / Cinestésico:
Para ajudar você a manter o foco em classe, sentar-se perto da frente da sala e tomar notas durante todo o período de aula. Não se preocupe com a ortografia correta ou escrever frases completas. Anote as palavras-chave e desenhe ou faça gráficos para ajudá-lo a reter a informação que você está ouvindo.
Ao estudar, andar para trás e para frente com livros didáticos, notas ou fichários na mão e ler as informações em voz alta.
Pensar em maneiras de fazer a sua aprendizagem de algo tangível, ou seja, você pode colocar em suas mãos. Por exemplo, fazer um modelo que ilustra um conceito-chave. Gastar mais tempo em um ambiente de laboratório para aprender um procedimento importante. Passe algum tempo no campo (por exemplo, um museu, site histórico, ou local de trabalho) para ganhar experiência em primeira mão de seu assunto.
Para aprender uma sequência de passos, faça cartões 3′x5 cm para cada etapa. Organizar as cartas no topo de uma tabela para representar a sequência correta.
Colocar em palavras, símbolos ou imagens no seu fichários, qualquer coisa que ajude você a se lembrar da informação.
Use canetas marca-texto em cores contrastantes para destacar pontos importantes.
Limitar a quantidade de informações por cartão ajuda a recordar. Pratique colocar as cartas em ordem até que a sequência se torne automática.
Ao rever a nova informação, copiar postos-chave em um quadro-negro, placa de cavalete, ou superfície de escrita de grande porte.
Fazer uso do computador para reforçar a aprendizagem através do sentido do tato. Usando o software de processamento de texto, copiar as informações essenciais de suas notas e livros didáticos. Utilização de gráficos, tabelas e planilhas para organizar o material que deve ser aprendido.
Ao estudar por si mesmo, falar em voz alta para ajudar a relembrar. Em uma sala onde você não incomodará ninguém, leia suas anotações e livro em voz alta.
Grave suas palestras. Use o ‘pause’ para evitar a gravação de informação irrelevante.
No início de cada palestra, definir o seu contador para ’000 ‘. Se um conceito discutido durante a palestra parece particularmente confuso olhar, o número balcão do tempo e anotá-lo. Depois, você pode avançar para esse número de rever o material que o confundiu durante a palestra.
Use áudio-books, ajudar a reter as informações. Ou, crie a suas próprias fitas de áudio através da leitura de notas e informações de livros em um gravador.
Ao se preparar para um exame, reveja as gravações no seu carro ou em um MP3 player sempre que você puder.
Ao aprender matemática ou informações técnicas faça o “seu caminho” através das novas informações colocando o problema em suas próprias palavras.
Para aprender uma sequência de passos, reescrevê-los em forma de frases e lê-los em voz alta.
Estas orientações irão ajuda-lo a entender o mecanismo do processamento das informações que chegam até você. As dicas que damos podem ser rearranjadas por você mesmo a medida que for conhecendo mais profundamente o processo cognitivo usado pelo seu cérebro.
Bons Estudos e Até Passar!
Fontes:
- http://blog.atepassar.com/entenda-como-seu-cerebro-aprende-e-estude-melhor/
-http://www.unibarretos.edu.br/v3/faculdade/imagens/nucleo-apoio-docente/ESTILOS%20DE%20APRENDIZAGEM%203.pdf
Você pode querer saber mais sobre seu estilo próprio de aprendizagem. Seu estilo de aprendizagem é a maneira que você prefere aprender. Ele não tem nada a ver com o quão inteligente você é ou quais são as habilidades que você desenvolveu. Tem a ver com a forma como o seu cérebro funciona de forma mais eficiente de apreender novas informações. Seu estilo de aprendizagem tem estado com você desde que você nasceu.
Não há tal coisa como um estilo de aprendizagem ser “bom” ou ser “ruim”. O sucesso vem com muitos estilos de aprendizagem diferentes. Não há uma abordagem “direita” de aprendizagem. Todos nós temos nossa própria maneira particular de aprender. O importante é estar ciente da natureza do seu estilo de aprendizagem. Se você entende de como o seu cérebro aprende melhor, você terá maior chance de estudar de uma forma produtiva.
Para você começar a pensar em seu estilo de aprendizagem, pense sobre a maneira pela qual você se lembra de um número de telefone. Você vê, no olho da sua mente, como se olhasse para o telefone? Ou você pode “ver” o número em que pedaço de papel, imaginando-o exatamente como você o escreveu? Você pode ser um aprendiz Visual. Ou, talvez você possa “ouvir” o número da mesma forma como se ouvisse alguém recitá-lo para você. Neste caso, você pode ser um aprendiz auditivo. Se você “deixar seus dedos fazerem a caminhada” no telefone, ou seja, seus dedos discarem o número sem olhar para o telefone, você pode ser um aprendiz Tátil / Cinestésico (sensível ao movimento).
Esta forma de olhar para o estilo de aprendizagem utiliza os diferentes canais de percepção (ver, ouvir, tocar / mover) como seu modelo. Esta é uma visão um pouco simplista de um assunto muito complicado (o cérebro humano). No entanto, olhando de um ponto de vista perceptivo para estilo de aprendizagem é uma forma útil para começar.
Combinar seu estilo com estratégias de aprendizagem
Embora não haja um estilo de aprendizagem “bom” ou “ruim”, pode haver uma combinação boa ou ruim entre a forma como você aprende melhor e da maneira um determinado curso é ensinado. Suponha que você é um aprendiz visual, matriculado em um curso de aula tradicional. Você sente que instrutor fica falando por horas e você não consegue prestar atenção ou ficar interessado na aula. Há uma incompatibilidade entre seu estilo de aprendizagem e do ambiente de ensino. Assim que você compreender esse descompasso, você pode encontrar maneiras de adaptar seu estilo para garantir o seu sucesso no aprendizado.Você pode começar a gravação das palestras para que você não se preocupar em perder informações importantes. Você pode optar por desenhar diagramas que ilustram as ideias que estão sendo apresentadas. Você pode ir para o computador e encontrar um vídeo para ajudar a fornecer algumas informações adicionais. O que você está fazendo é desenvolver estratégias de aprendizagem que trabalham para você porque elas são baseadas em seu conhecimento do seu próprio estilo de aprendizagem.
Uma descrição dos Quatro Estilos de Aprendizagem e estratégias de aprendizagem.
Estilo de Aprendizagem Visual / Verbal
Você aprende melhor quando as informações são apresentadas visualmente e em um formato de linguagem escrita. Em sala de aula, você se beneficia de instrutores que utilizam o quadro negro (ou retroprojetor) para listar os pontos essenciais de uma aula, ou que fornece um esboço para acompanhar durante a palestra. Você se beneficia a partir de informações obtidas através de livros e notas de aula. Você tende a gostar de estudar sozinho em uma sala silenciosa. Muitas vezes você vê as informações “em sua mente” quando você está tentando lembrar alguma coisa.Estratégias de aprendizagem para o aluno Visual / Verbal:
Para ajudar recordar-se, fazer uso de “código de cores” quando se estuda novas informações em livro-texto ou notas. Usando canetas marca-texto, destacar diferentes tipos de informação em cores contrastantes.
Escrever frases e frases que resumem as principais informações obtidas a partir do seu livro e aula.
Faça fichários de palavras e conceitos que precisam ser memorizados. Use canetas marca-texto para enfatizar postos-chave sobre os cartões. Limitar a quantidade de informações por cartão assim que sua mente puder formar uma “imagem” mental da informação.
Ao apreender as informações apresentadas em diagramas ou ilustrações, escrever explicações para o que foi aprendido.
Ao aprender matemática ou informações técnicas, escrever em frases e frases-chave de sua compreensão do material. Quando um problema envolve uma sequência de passos, escrever em detalhes como fazer cada etapa.
Fazer uso de processamento de texto de computador. Copiar as principais informações das suas notas e livros didáticos em um computador. Use as impressões para revisão visual.
Antes de um exame, faça você mesmo lembretes visuais de informações que devem ser memorizadas. Ao fazê-los observar que contenham palavras-chave e conceitos e também colocá-los em locais de grande visibilidade – em seu espelho, notebook, painel do carro, etc.
O Estilo de Aprendizagem Visual / não-verbal
Você aprende melhor quando as informações são apresentadas visualmente e em uma imagem ou formato de design. Em sala de aula, você se beneficia de instrutores que usam recursos visuais, como cinema, vídeo, mapas e gráficos. Você se beneficia de informações obtidas com as imagens e diagramas em livros didáticos. Você tende a gostar de trabalhar em uma sala silenciosa e pode não gostar de trabalhar em grupos de estudo. Ao tentar lembrar de algo, muitas vezes você pode visualizar uma foto em sua mente. Você pode ter um lado artístico que gosta de atividades tendo a ver com arte visual e design.Estratégias de aprendizagem para o aluno Visual / não-verbal:
Faça fichários de informações-chave que precisam ser memorizadas.
Desenhar símbolos e imagens sobre os cartões para facilitar relembrar.
Use canetas marca-texto para destacar as palavras-chave e imagens sobre os fichários. Limitar a quantidade de informações por cartão, assim que sua mente puder tirar uma foto “mental” da informação.
Marcar as margens do seu livro com palavras-chave, símbolos e diagramas que o ajudam a lembrar do texto. Use canetas marca-texto de cores contrastantes com “código de cor” para cada informação.
Ao aprender matemática ou informações técnicas, fazer gráficos para organizar a informação. Quando um problema matemático envolve uma sequência de passos, desenhar uma série de caixas, cada uma contendo o número apropriado de informações em dada sequência.
Use papel quadriculado grande praça para ajudar a criar gráficos e diagramas que ilustram os conceitos-chave.
Use o computador para ajudar na organização de material que precisa ser memorizado. Usando processamento de texto, criar tabelas e gráficos com gráficos que ajudam a compreender e reter o material do curso. Use planilha e software de banco de dados para organizar material que precisa ser aprendido.
Tanto quanto possível, traduzir as palavras e ideias em símbolos, imagens e diagramas.
O estilo tátil / cinestésico de Aprendizagem
Você aprende melhor quando fisicamente envolvido em uma atividade “manual”. Na sala de aula, você se beneficia de um ambiente de laboratório onde o homem possa manipular materiais para apreender novas informações. Você aprende melhor quando pode ser ativo fisicamente no ambiente de aprendizagem. Você se beneficia de instrutores em sala de aula que incentivam manifestações, “mãos-a-obra” nas experiências dos sistemas de aprendizagem do estudante e trabalho de campo fora da sala de aula.Estratégias para o Aprendiz Tátil / Cinestésico:
Para ajudar você a manter o foco em classe, sentar-se perto da frente da sala e tomar notas durante todo o período de aula. Não se preocupe com a ortografia correta ou escrever frases completas. Anote as palavras-chave e desenhe ou faça gráficos para ajudá-lo a reter a informação que você está ouvindo.
Ao estudar, andar para trás e para frente com livros didáticos, notas ou fichários na mão e ler as informações em voz alta.
Pensar em maneiras de fazer a sua aprendizagem de algo tangível, ou seja, você pode colocar em suas mãos. Por exemplo, fazer um modelo que ilustra um conceito-chave. Gastar mais tempo em um ambiente de laboratório para aprender um procedimento importante. Passe algum tempo no campo (por exemplo, um museu, site histórico, ou local de trabalho) para ganhar experiência em primeira mão de seu assunto.
Para aprender uma sequência de passos, faça cartões 3′x5 cm para cada etapa. Organizar as cartas no topo de uma tabela para representar a sequência correta.
Colocar em palavras, símbolos ou imagens no seu fichários, qualquer coisa que ajude você a se lembrar da informação.
Use canetas marca-texto em cores contrastantes para destacar pontos importantes.
Limitar a quantidade de informações por cartão ajuda a recordar. Pratique colocar as cartas em ordem até que a sequência se torne automática.
Ao rever a nova informação, copiar postos-chave em um quadro-negro, placa de cavalete, ou superfície de escrita de grande porte.
Fazer uso do computador para reforçar a aprendizagem através do sentido do tato. Usando o software de processamento de texto, copiar as informações essenciais de suas notas e livros didáticos. Utilização de gráficos, tabelas e planilhas para organizar o material que deve ser aprendido.
Estilo de Aprendizagem Auditivo / Verbal
Você aprende melhor quando a informação é apresentada em um formato auditivo de linguagem oral. Em sala de aula, você se beneficia em ouvir palestras e participar de discussões em grupo. Você também se beneficia com a obtenção de informações a partir de fita de áudio. Ao tentar lembrar-se de algo, muitas vezes você pode “ouvir” a forma como alguém lhe disse a informação, ou a forma como você já repetiu em voz alta. Você aprende melhor quando interage com outros em uma audição.Estratégias para aprendizagem Auditivo / Verbal:
Participar de um grupo de estudo para ajudá-lo a aprender o material do curso. Ou, trabalhar com um “professor particular” em uma base contínua para rever as informações-chave e preparar-se para os exames.Ao estudar por si mesmo, falar em voz alta para ajudar a relembrar. Em uma sala onde você não incomodará ninguém, leia suas anotações e livro em voz alta.
Grave suas palestras. Use o ‘pause’ para evitar a gravação de informação irrelevante.
No início de cada palestra, definir o seu contador para ’000 ‘. Se um conceito discutido durante a palestra parece particularmente confuso olhar, o número balcão do tempo e anotá-lo. Depois, você pode avançar para esse número de rever o material que o confundiu durante a palestra.
Use áudio-books, ajudar a reter as informações. Ou, crie a suas próprias fitas de áudio através da leitura de notas e informações de livros em um gravador.
Ao se preparar para um exame, reveja as gravações no seu carro ou em um MP3 player sempre que você puder.
Ao aprender matemática ou informações técnicas faça o “seu caminho” através das novas informações colocando o problema em suas próprias palavras.
Para aprender uma sequência de passos, reescrevê-los em forma de frases e lê-los em voz alta.
Estas orientações irão ajuda-lo a entender o mecanismo do processamento das informações que chegam até você. As dicas que damos podem ser rearranjadas por você mesmo a medida que for conhecendo mais profundamente o processo cognitivo usado pelo seu cérebro.
Bons Estudos e Até Passar!
Fontes:
- http://blog.atepassar.com/entenda-como-seu-cerebro-aprende-e-estude-melhor/
-http://www.unibarretos.edu.br/v3/faculdade/imagens/nucleo-apoio-docente/ESTILOS%20DE%20APRENDIZAGEM%203.pdf
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