Como fazer um trabalho de faculdade
A realização dos trabalhos acadêmicos obedece normas especificas com relação a sua estrutura, que podem variar de acordo com as orientações da própria universidade, mas que seguem as regras gerais da ABNT. Porém, para a realização de um bom trabalho acadêmico, mais do que seguir rigorosamente as normas da ABNT é fundamental ter uma boa ideia, coerência e clareza para transmiti-la.
Existem muitos tipos de trabalhos acadêmicos formais, os mais comuns e complexos são tese, dissertação, monografia, TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, além dos trabalhos menores como artigos científicos, relatórios e resenhas.
Os primeiros trabalhos seguem uma estrutura pré-determinada que se dividem em pré-textual, textual e pós-textual. A parte pré-textual é constituída por capa, folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, sumário, epígrafe, índice, lista de abreviaturas e resumo. Na parte textual, os trabalhos têm a introdução, o desenvolvimento propriamente dito do tema do trabalho, e a conclusão. Na parte pós-textual estão as referências bibliográficas e anexos ou apêndices.
Os trabalhos acadêmicos devem seguir essas estruturas com algumas variações na sua ordem conforme a própria universidade estabelece, e também deve seguir as normas da ABNT referente a trabalhos científicos. Essas normas têm como objetivo uniformizar a produção acadêmica nacional.
No entanto, para desenvolver um trabalho científico, não basta construir sua estrutura e aplicar as normas da ABNT, é fundamental ter conteúdo e saber desenvolver e transmitir suas ideias, demonstrando conhecimento sobre o assunto. Por isso, a escolha do assunto é muito importante, pois deve ter possibilitar uma abordagem com a qual você se identifique e que tenha maior facilidade em desenvolver os argumentos para defender. O conteúdo de um trabalho científico deve ter uma fundamentação teórica, ou seja, as suas pesquisas e conclusões devem estar amparadas por bibliografia existente, e a sua postura diante desse conhecimento pode ser ratificando, questionando ou ainda contestando, sempre com a devida fundamentação.
A conclusão de um trabalho acadêmico é muito importante também, e nesse ponto você deve ter o cuidado de não acrescentar dados novos, mas sim de concluir, “amarrar”, todos os principais pontos que você desenvolveu ao longo do trabalho.
INSTRUÇÕES SIMPLIFICADAS
PARA TRABALHOS ACADÊMICO
ESTRUTURAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS
1.1 Objetivo
Fornecer subsídios básicos para a normatização de trabalhos acadêmicos de forma que todos os discentes e docentes possam uniformizar as atividades acadêmicas seguindo as normas da ABNT.
A estruturação de um trabalho acadêmico (monografia, dissertação, tese) compreende elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
Capa
Elemento obrigatório, (Instituição, nome do autor; título, subtítulo se houver, local (cidade) e ano.
Folha de Rosto
Elemento obrigatório, que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho.
Folha de Aprovação
Elemento obrigatório (nos trabalhos de conclusão de curso) que contém autor, título por extenso e subtítulo, se houver, local e data de aprovação, nome, assinatura e instituição dos membros componentes da banca examinadora. (quando houver)
Dedicatória
Elemento opcional, dirigido àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.
Agradecimentos
Elemento opcional, dirigido àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.
Resumo
Elemento obrigatório, (nos trabalhos de conclusão de curso) que consiste na apresentação resumida dos pontos relevantes do texto. Em frases objetivas não deve ultrapassar 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho (palavras-chave)
SUMÁRIO
Elemento obrigatório, que consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho.
Lista de ilustrações
Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item acompanhado do respectivo número de página.
Lista de abreviaturas e siglas
Elemento opcional, que consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.
Lista de símbolos
Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto.
INTRODUÇÃO
Constitui a parte inicial do texto, deve constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
A introdução deve:
a) definir o assunto estudado, enunciando a idéia-central e precisa do
mesmo,
b) delimitar o tema indicando o ponto-de-vista sob o qual será abordado,
c) situar o assunto nas perspectivas de tempo e lugar e nas dimensões
práticas ou teóricas,
d) demonstrar a importância do tema,
e) indicar o caminho seguido na pesquisa, os pontos principais, as deduções mais importantes e os resultados obtidos
DESENVOLVIMENTO
Parte principal do texto, deve conter de forma ordenada e pormenorizada o assunto em questão. Pode-se dividir em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método utilizado.
Conclusão
Deve responder aos objetivos do trabalho. Deve ser clara e concisa e referir-se às hipóteses levantadas e discutidas no trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Elemento obrigatório, que consiste em uma relação de referências bibliográficas das publicações citadas no texto. Segue um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento que permite sua identificação individual, conforme NBR 6023 (ABNT).
Apêndice
Elemento opcional, consiste em um texto elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.
Anexo
Elemento opcional, que consiste em um texto não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.
Glossário
Elemento opcional, consiste em uma lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito, acompanhadas de suas definições.
1.2 Apresentação Gráfica Metodológica do Trabalho
TIPO DE LETRA
Arial ou Times New Roman
TAMANHO DA LETRA
Recomenda-se tamanho 12 para o texto e tamanho 11 para as citações e notas de rodapé
PAPEL
A 4 (21,0 x 29,7)
MARGEM SUPERIOR
3 cm
MARGEM INFERIOR
2 cm
MARGEM ESQUERDA
3 cm
MARGEM DIREITA
2 cm
ESPACEJAMENTO
- Todo texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas
- As citações longas, notas, referências e os resumos devem ser digitados em espaço simples.
- Os títulos das seções devem ser separados do texto por uma entrelinha dupla. Espaçamento entre linhas 6 pt.
ALINHAMENTO
-Utilize o alinhamento justificado, com recuo da primeira linha de cada parágrafo.
- O título poderá ser centralizado
- Em se tratando de citação direta de mais de três linhas, alinhamento justificado, recuado em relação à margem esquerda e sem recuo da primeira linha;
TÍTULOS, ITENS E SUBITENS
- Os capítulos deverão sempre iniciar em uma nova página, a margem superior deverá ser de 8 cm.
- Deve-se seguir um padrão para o tamanho da letra do título, itens e subitens, a letra deverá ser de; tamanho superior ao utilizado no texto. Se destacar o título, itens e subitens em negrito, todo trabalho deverá ser uniformizado de tal forma.
- A numeração do título, itens e subitens deve ser fielmente colocada no sumário.
1 TEORIA DA MOTIVAÇÃO
- Histórico
- Conceito de motivação
- Tipos de motivação
- (...)
- Fundamentos Teóricos
- (...)
- (...)
1.3 Motivações atuais
OBS: DEVERÁ INICIAR COM 8 CM: SUMÁRIO – ÍNDICE DE ANEXOS – INTRODUÇÃO – CAPÍTULOS – CONCLUSÃO – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. (CONTA O NÚMERO DE PÁGINA, PORÉM A MESMA NÃO APARECE).
Encadernação do trabalho final – Os trabalhos de PCC deverão ser encadernados
1.3 NUMERAÇÃO DAS FOLHAS
Serão numeradas todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto. A numeração, deve ser colocada somente a partir da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a dois centímetros da borda superior, ficando o último algarismo a dois centímetros da borda direita da folha. As folhas com apêndices, anexos ou índices devem ser numeradas de forma contínua, e a paginação deve dar prosseguimento à do texto principal.
Observação:
Apesar da numeração iniciar a partir da folha de rosto o número só será exibido da introdução em diante.
Atenção também à numeração quanto ao início do capítulo ou introdução, onde deve-se contar a página, porém o número não será exibido.
1.4 Abreviaturas Empregadas
ampl.
Ampliada
atual.
Atualizada
aum.
Aumentada
Coord.
Coordenador
ed.
Edição
org.
Organizador
p.
páginas ou página
Ver
Revista
resp.
Responsável
v.
Volume
s.d
sem data
s.e.
sem editor
s.l.
sem local (sine loco)
s.n.
sem nome (do editor)
ss.
Seguintes
trad.
Tradução
2. DIRETRIZES METODOLÓGICAS
O cuidado com os aspectos metodológicos deve se estender não somente no aspecto técnico de formatação. Destacamos os procedimentos necessários para se fazer uma citação, parafrasear um autor entre outros. O cuidado ético em relação a autoria das obras pesquisadas deve ser respeitado, citando sempre o autor, o ano e a página da obra em questão. Toda obra consultada e citada na íntegra deverá constar na bibliografia final.
2.1 Como fazer uma Citação
Ao fazer uma citação na íntegra, colocar o nome do autor, o ano e o número de página e não esquecer que a obra deverá estar contida na bibliografia (literatura citada). A citação deverá estar em itálico ou com aspas e a letra deverá ser menor (11). A referência não precisa estar em itálico.
Quando se pede o resumo de um texto, o que se
tem em vista é a síntese das idéias do raciocínio e
não a mera redução de parágrafos. Daí poder o
resumo ser escrito com outras palavras, desde
que as idéias sejam as mesmas do texto. (Severino,
2002, p. 55).
2.2 Paráfrase
Deve-se usar o termo “parafraseando”, ou “segundo o autor” quando as idéias colocadas no texto não forem de autoria de quem está escrevendo o texto. A referência deverá estar contida na bibliografia mas não há necessidade do número da página.
Ex: Parafraseando Severino (2002), entende-se que o resumo é muito mais que simplesmente reduzir parágrafos, o mesmo deverá ser escrito com as suas palavras sintetizando as idéias principais do texto em questão.
2.3 Produção do Texto
Dúvidas freqüentes se instalam quando o estudante inicia a redação, afinal de contas ele não sabe se produz seu texto na primeira pessoa do singular (“eu penso que”) ou na primeira do plural (“nós pensamos que”). Segundo Rizzato Nunes
A comunicação científica deve ter um caráter formal e impessoal. Por conta disso, deve-se evitar a construção da oração na primeira pessoa do singular. O mais adequado é construí-la com o “nós” ou utilizar-se de recursos que tornem o texto impessoal. Assim, por exemplo, as seguintes expressões: “conclui-se que”, “percebe-se pela leitura do texto”, “é válido supor”, “ter-se-ia de dizer”, verificar-se-á”, etc. (...) Apesar do uso do “nós” ou da expressão impessoal ser o mais indicado, vai acontecer de em determinados trechos do trabalho você ter de utilizar o “eu” para não prejudicar o entendimento. Variar-se-à, nesse caso, a forma para salvar a comunicação. (2002, p. 72).
2.4 UTILIZAÇÃO DE EXPRESSÕES LATINAS
- et al. – e outros. Essa expressão é usada quando a obra possui mais de dois autores.
- In – para referenciar parte ou capítulo de uma obra.
REGO, L. L. B. O desenvolvimento cognitivo e a prontidão para a alfabetização.
In: CARRARO, T. N. (Org.). Aprender pensando. 6a ed. Petrópolis: Vozes,
1991. p. 31-40.
- Apud – citado por.
O termo apud é utilizado quando a referência é citada por outro autor. Atenção
ao fato de que “Escudero” é o autor da idéia que foi citado por Garcia. Na
bibliografia deverá estar a referência de Garcia, onde Escudero foi citado. Ex:
Com base nesse raciocínio, pode-se asseverar, com Escudero, que a formação e
a mudança têm de ser pensadas em conjunto; como duas faces da mesma
moeda. (Escudero, apud Garcia, 1999, p.27).
- Passim (aqui e ali) – em vários trechos ou passagens. Usa-se quando se tornar impossível mencionar todas as páginas de que foram retiradas as idéias do autor,
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: como transformar gerentes
em gestores de pessoas. 4a ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. p.27-143,
passim.
Observação: Citação com menos de três linhas
As citações que possuem menos de três linhas não precisam ser justificadas à direita como modelo acima.
2.5 Notas de Rodapé
As notas de rodapé, de caráter informativo, indicam a fonte de onde é tirada uma citação. São datilografadas ou digitadas, em espaço simples, começando a 1 cm da margem inferior. A letra utilizada deverá ser menor que a usada no texto, (Times New Roman, 10), deverão ser separadas do texto por uma linha contínua de 3cm iniciada na margem esquerda.1
As notas de rodapé possuem tríplice finalidade:
- indicam a fonte de onde é tirada a citação
- inserem ao trabalho considerações complementares
- trazem a versão original de alguma citação
Quando várias notas de rodapé se referem a mesma obra de um mesmo autor, variando-se apenas a página, usa-se a expressão latina abreviada: ibid2
Usa-se a palavra IDEM3 para substituir o nome do autor quando ele aparece de forma sucessiva.
Referências bibliográficas de passagens de publicações periódicas contém o nome do autor, título do artigo, nome da publicação, seu número e página.4
Utiliza-se notas de rodapé para indicar a página do texto que está sendo citado da seguinte forma. Ex. Os resumos permitem como já se viu5.Observar que o sobrenome do autor é colocado em maiúscula e ele é apresentado depois do nome6.Pode-se utilizar a nota de rodapé também indicando de onde se origina sua fonte de citação.7
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (alguns exemplos)
- Livro
AFONSO DE ANDRÉ, M. E. D. (Org.). Formação de professores no Brasil 1990 – 1998. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.
APPLE, M.W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.
- Capítulo de livro
Inclui, autor, capítulo, seguidos da expressão In. e da referência completa da obra.
AMARAL, C. W. Alfabetizar para que? Uma perspectiva crítica para o processo de alfabetização. In: LEITE, H. (Org.).Alfabetização e letramento: contribuições a prática pedagógica. Campinas: Komedi Arte Escrita, 2002.
GARCIA, C. M.A formação de professores. In: Nóvoa, H. (Coord). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p. 56-76.
- Livros organizados ou outros
PAIVA, B. e outros. História da filosofia. São Paulo: Vozes, 1997.
PAIVA, B. et al. História da filosofia. São Paulo: Vozes, 1997.
SOUZA, P. N. P. (Org.). Como entender e aplicar a nova LDBN: lei 9.394/96. São Paulo: Pioneira, 1997.
- Autoria Desconhecida
Quando o autor for desconhecido, inicia-se pelo título. O termo anônimo não deve ser usado em substituição ao nome do autor desconhecido.
DIAGNÓTICOS do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993, 64 p.
- Títulos de obras sem autores identificados
DECRETO nº 70.067, de 26 de janeiro de 1972. Adm & Legisl. 1 (6): 35 fev. 1972.
- Sistema Alfabético
Eventualmente, na bibliografia, se aparecer o mesmo autor citado em diferentes obras pode(m) ser substituídos(s) por um traço sublinear (equivalente a seis espaços).
NUNES, Luiz Antonio Rizzato. Manual da monografía: como se faz uma monografía, uma dissertação, uma tese. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
______ Manual de introdução ao estudo do direito. 3. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2000.
- Revistas e Periódicos
Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, artigo ou matéria, título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano fascículo ou número, paginação inicial e final.
COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta. Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998.
- Documentação
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Lei Federal nº 9394, 20 de dezembro 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Currículos mínimos dos cursos de graduação. 4. ed. Brasília: MEC, 1981.
Se fizer necessário acrescenta-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
BRASIL. Código Civil. Organização dos textos, notas remissivas e índices por Juarez de Oliveira. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo parágrafos. Lex: legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 59 p. 1966, out/dez. 1995.
- Documentos e dados da Rede Internet
CARDOSO, Hélio Apoliano. ABC do novo Código Civil.2003. Saraivajur. Disponível em: <http:www.saraivajur.com.br/index.cfm?link=bib_doutrina.cfm&cód=12>. Acesso em 18 ago.2003.
- Dois autores (separar o nome dos autores utilizando o ponto e virgula:
- SALVADOR COLL, C.; MESTRES, M. M.; GONI, J. O.; GALLART, I. S. (Orgs.). Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
ATENÇÃO: No texto cita-se da seguinte forma: GALLART, et al, (1999)
- Bibliografia retirada de site de pesquisa como: ERIC, Scielo,
BRINGER, R. G; HATCHER, J. A. (1999). Reflection in Service Learning Making Meaning of Experience. ERIC_ NO Database#EJ 589036..
- Edições
Colocar na bibliografía a partir da 2. ed., sempre depois do título da obra.
FERREIRO, E. Reflexões sobre a alfabetização. 25. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
- Títulos de artigos de jornal (nome do jornal, suplemento ou o nome do caderno são em itálico)
ALVES, J. Programa explora tema raro na TV. O Estado de São Paulo, 8.2. 1975, p. 7, c.2.
SIMÕES, G. A educação da vontade. Suplemento Cultural de O Estado de São Paulo, v. 1 n. 3, p. 35, 31 out 1976.
- Autores com nomes compostos não separar.
PFROMM-NETTO, S. Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
- Anais e Congressos
SENNA, l. A. G. Letramento ou leiturização? o sócio interacionismo na lingüística e na psicopedagogia. In: Anais do 12º Congresso de leitura no Brasil. Campinas/SP. Associação de Leitura do Brasil. 2000. p. 3203-3225.
Volume de uma coleção
BOUVERESSE, J. E outros. O século XX. In: CHANTELET, François. História da filosofia: idéias e doutrinas. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. v. 8, 324 p.
Títulos e subtítulos
Deverão ser separados por dois pontos.
AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira de. Psicologia aplicada à administração: globalização, pensamento complexo, teoria crítica e a questão ética nas organizações. São Paulo: Excellus Editora, 1992.
Teses e Dissertações não publicadas
MEIRA, S. R. Múltiplas identidades: a formação e atuação do psicopedagogo. 166 p. Dissertação (Mestrado em Educação). PUC-CAMPINAS, 2000.
OBRA TRADUZIDA
SPALTEHOLZ, W.; SPANNER, R. Atlas de anatomia humana. Trad. Bruno Konig Jr. São Paulo: Roca, 1988.
MATERIAL GRAVADO EM VÍDEO
O Piano. Dir. Jane Campion. França / Austrália. Videoteca Folha, n. 3 São Paulo: 1992.
MATERIAL GRAVADO EM CD-ROM
Anped. São Paulo, Anped/INEP/Ação educativa, 1996. 1 CD-ROM.
Anais/Resumos da 53a. Reunião Anual da SBPC. Salvador: SBPC, 2001. 1 CD-ROM
- Artigo e/ou matéria de jornal
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo. São Paulo, 28 de jun. 1999. Folha Turismo. Caderno 8, p. 13.
Artigo assinado:
SILVA, J. B. A educação no Brasil. O Estado de São Paulo, 10.04.2004, p. 3, c, 4.
Artigo não assinado:
A educação no Brasil. O Estado de São Paulo, 10.04.2004, p. 3, c, 4.
- Observações importantes:
- O título do Livro/Artigos sempre vem em negrito.
- O número total de páginas é a ultima informação de uma referência bibliográfica. Ex. 350 p.
- O número de páginas de um texto quando é parte de um outro texto é indicado da seguinte forma: Ex. p. 25-30
- O título das obras inicia com letra maiúscula e segue em minúscula. Ex. LEITE, Iara Muller. Dicionário de ações e procedimentos judiciais. São Paulo: Saraiva, 1994. 320 p.
- Quanto ao ano da obra citada não utilizar ponto. Ex. 1977 e não 1.977.
- Cidades homônimas acrescenta-se o nome do estado, do país. Viçosa, AL – Viçosa, MG.
CONCLUSÃO
Conhecer e fazer uso dos padrões técnicos é, antes de tudo, reconhecer a didática como necessária para o avanço do graduando no espaço acadêmico. Sistematizar os trabalhos acadêmicos possibilitará a todos, uma uniformidade dos mesmos, facilitando o trabalho de professores e alunos.
Dessa forma, esperamos que os alunos possam estar aprendendo a fazer, fazendo. A partir do momento que todos os trabalhos atendam a um rigor metodológico seguindo como base a ABNT, não haverá razão para contradições, salvo é claro, os possíveis acertos, já que todos estamos em processo de construção. Bom trabalho a todos!
A nota de rodapé pode ser utilizada para complementar algo do texto. Por Ex. Para digitar a nota de rodapé ir na barra de ferramenta (inserir – clicar em notas e ok)
Ibid, p. 16.
IDEM, O socialismo utópico, p. 300.
Francisco de PAULA. O pensamento contemporâneo e a definição clássica da verdade. Reflexão, 1 (2):91
cf. p. 79 ou cf. p. 27-32.
Antonio Joaquim SEVERINO. Metodologia do trabalho científico. p.22.
Antonio BORGES. Diretrizes para a leitura. p. 47.
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